Navegação Simulada da prova de PC – Parte 2

Pré-requisitos

Este artigo leva em conta que você já domina:

  • Regra de 3 simples;
  • RV, ACD, PV, DMG, PM, DB, PB, Vento, VA, VS, Distância, TEV, ETO, Consumo Parcial, Total, e Altitude;
  • Latitudes, longitudes, paralelos e meridianos;
  • Equivalência entre graus e milhas náuticas.

(Este artigo faz parte de uma sequência sobre a prova de navegação de PC. Clique aqui para acessar a parte 1 e a parte 3.)

Depois de ver exatamente como evitar erros durante a prova e os cálculos do perfil de subida e de autonomia, está na hora de começar a navegação em si.

Vou utilizar os exercícios da parte 1 para mostrar todas as situações que podem cair na prova e como você pode sair delas elegantemente e sem errar nada, incluindo:

  • Relação entre RM, RV, ACD, PV, DMG, PM, DB e PB;
  • Cálculo do TOC;
  • Relação entre VS, distância e TEV;
  • Marcações (MR, QDM, QDR e RDL); e
  • Coordenadas e plotagem de pontos na carta.

1. Rumo, vento e VA (e TEV)

Vamos lá. O primeiro exercício pedia:

1- Considerando as VAs e consumos de cruzeiro e as distâncias da SID e ENRC, qual é a autonomia total do voo?

Isso nós já calculamos no perfil de subida. Deu 1 hora e 46 minutos.

Uma questão a menos e um ponto a mais. Ótimo.

Próxima!

2- Em qual altitude a aeronave vai cruzar MUGRA na subida?

Antes de preencher os trechos, precisamos saber o que define um trecho. Temos que calcular fixo por fixo ou dá pra juntar vários no mesmo trecho?

A resposta está no próprio formulário. Repare que eu destaquei em azul o RV, o vento e a VA. Esses são os dados que definem um trecho, porque todo o resto (ACD, PV, PM, PB, VS, TEV,…) depende deles.

Se pelo menos um deles mudar, tudo muda. Pode fazer o teste. Então, cada vez que o rumo, vento ou a VA mudarem, precisamos começar um novo trecho para calcular novamente os dados. Do contrário, podemos manter o mesmo trecho porque o ACD, a PV, a PM… vão continuar os mesmos.

Rumo, vento e VA.

Por isso, na hora da prova, grite em voz alta rumo, vento e VA e destaque as linhas ao redor dos três usando uma caneta azul (ou outra cor) pra lembrar de calculá-los em todos os trechos.

Os outros dados (ACD, PV,…) você pode calcular apenas se a questão pedir… Exceto o TEV.

O TEV não tem a mesma relevância do rumo, vento e VA, mas também precisa ser calculado em todos os trechos.

O mais comum é chegar lá na última questão e a prova pedir o ETO, o consumo total, ou o próprio TEV. E todos eles dependem do TEV.

É mais fácil ir calculando o TEV trecho a trecho, do que chegar lá no final e ter que calcular um monte de TEVs.

2. Verdadeiro x Magnético

Conforme a SID, o primeiro trecho vai da pista 34 até o VOR CNF, no rumo 336, percorrendo uma distância de 4,8 nm.

Uma dúvida: esse rumo 336º é verdadeiro ou magnético?

Muito cuidado com isso.

Todos os rumos numa carta já levam em consideração a DMG, ou seja, são magnéticos.

Porém, como não há RM no formulário, precisamos subtrair a DMG do RM para obter o RV:

RM – DMG = RV
336º – 22ºW = 314º

Beleza. Encontramos o RV e já temos o vento e a VA do perfil de subida. Agora é só festa. 🎉

*Obs.: lembre-se que a DMG serve para corrigir uma proa ou rumo de verdadeiro para magnético (RV/PV + DMG = RM/PM), sendo que W soma e E subtrai. Se estivermos no caminho contrário, ou seja, indo do magnético para o verdadeiro (RM/PM – DMG = RV/PV), o W subtrai e o E soma.

3. Lado B do computador de voo

Para calcular o resto do trecho, basta jogar no computador de voo e fazer algumas regras de três.

Apesar de não ser o foco, eu queria te dar uma dica sobre computador de voo.

Muitos livros nos obrigam a decorar “os 3 casos”: um é quando não sabemos o ACD e a VS; outro é quando estamos procurando o vento; e o outro eu nem me lembro mais rs.

Eu não fiz questão de decorar os 3 casos porque pra mim não faz sentido decorar 3 coisas se nós podemos entender 1 e resolver qualquer exercício.

Veja só – o lado B do computador de voo sempre mostra 6 informações:

  1. Rumo Verdadeiro (RV);
  2. Ângulo de Correção de Deriva (ACD);
  3. Velocidade Aerodinâmica (VA);
  4. Velocidade em relação ao Solo (VS);
  5. Direção do Vento (DV); e
  6. Velocidade do Vento (VV).

Não importa quais nós temos e quais nós vamos ter que descobrir. O importante é que todas elas ficam sempre no mesmo lugar (lembrando que o pontinho do meio, o “grommet”, representa o avião):

  1. RV – é lido lá na parte de cima que você gira;
  2. ACD – é a distância horizontal entre onde o avião está e o começo do vento (a bunda da seta);
  3. VA – é onde fica a bunda da seta;
  4. VS – é onde fica o avião (grommet);
  5. Vento – é representado por uma seta com a ponta chegando no avião (no grommet). Para ler a DV e a VV, basta girar o computador de voo até a seta estar alinhada lá em cima:
    1. DV – é o valor que vai aparecer no lugar do rumo;
    2. VV – é a distância entre a bunda da seta e o avião.

Veja o exemplo abaixo:

Sempre desenhe o vento como uma seta chegando no avião, pra ter clareza. Quem só desenha um pontinho muitas vezes acaba se confundindo.
  1. RV – é lido lá na parte de cima que você gira (003º);
  2. ACD – é a distância horizontal entre onde o avião está e o começo do vento (a bunda da seta) (+5º)
  3. VA – é onde fica a bunda da seta (180 kt);
  4. VS – é onde fica o avião (grommet) (200 kt);
  5. Vento – é represetado por uma seta com a ponta chegando no avião (no grommet). Para ler a DV e a VV, basta girar o computador de voo até a seta estar alinhada lá em cima:
    1. DV – é o valor que vai aparecer no lugar do rumo (146º);
    2. VV – é a distância entre a bunda da seta e o avião (26 kt).

Esses princípios valem pra qualquer caso. Então, é simples: se você tiver o vento, desenhe ele, e depois gire o computador de voo pro RV para colocar os outros dados.

Senão, coloque as outras informações onde elas devem ficar (RV lá em cima, VS no grommet, bunda da seta na VA e no ACD), e desenhe a seta indo até o avião. Depois, basta virar o computador de voo e ler a DV e VV.

Não tem segredo.

Lembre-se sempre: bunda da seta na VA e no ACD.

Com isso, você resolve qualquer exercício sem ficar pensando nos “casos”. 🤔

4. Encontrando o que falta

Bom, voltando ao nosso exercício, coloque agora o vento de subida (300º/20kt) no computador de voo, junto com o RV de 314º e a VA de 334 kt.

Você vai achar uma VS de 315 kt e um ACD de -1º. E, com eles, encontramos o resto.

Primeiro, as proas: agora que o formulário está na ordem certa, basta ir somando da esquerda pra direita:

  • RV de 314º + ACD de -1º = PV de 313º
  • PV de 313º + DMG de 22ºW = PM de 335º
  • PM de 335º + DB de 2ºE = PB de 333º

Viu como fica fácil? Essa ordem do formulário facilita e economiza muito tempo na hora da prova.

Depois, com a VS e a distância podemos fazer uma regra de três para achar o TEV:

(VS) 315 nm –60 minutos
(Distância) 4,8 nm –x minutos (TEV)
Lembre de sempre colocar as unidades ao lado dos números.

x = 4,8 * 60 / 315 = 1 minuto (arredondando pra cima).

E, com o TEV, vamos encontrar o ETO, o consumo parcial e a altitude.

Se a decolagem será às 1430Z, e o TEV até o VOR CNF é de 1 minuto, o ETO será 1431Z.

O consumo também segue uma regra de três:

(Consumo na subida) 3.000 kg –60 minutos
(Consumo parcial) x kg –1 minuto (TEV)

x = 3.000 * 1 / 60 = 50 kg. Esse também será o consumo total, já que acabamos de começar o voo.

E a altitude é a última regra de três, conforme o TEV e a razão de subida:

(Razão de subida) 2.400 ft –1 minuto
(O tanto que nós subimos) x ft –1 minuto (TEV)

x = 2.400 ft

Se o aeroporto estava a 2.715 pés e nós subimos 2.400 pés, a nossa altitude será de 5.115 pés.

Clique para baixar um PDF em alta resolução do formulário.

Pronto. Menos um trecho.

Obs. 1: depois de desenhar o vento e descobrir os dados que faltavam, não apague! É muito provável usar o mesmo vento em vários trechos, e é um desperdício de tempo ficar apagando e desenhando o mesmo vento.

Obs. 2: memorize a sequência para alterar no formulário antes de começar a prova: RV, ACD, PV, DMG, PM, DB, PB, Vento, VA, VS, Dist., TEV, ETO, Consumo Parcial, Total, e Altitude.


A continuação do conteúdo é restrita aos membros da Sala de Briefing, mas você pode fazer parte se quiser!

Basta pedir para algum membro te indicar ou concluir um dos nossos cursos (o formulário para inscrição estará ao final da sequência).

E se você já for membro, faça o login para visualizar o conteúdo.


Share via
Copy link