A Maior Dificuldade de uma Prova ou Processo Seletivo

04 de novembro de 2010.

O comandante Richard de Crespigny e sua tripulação preparam o A380 matrícula VH-OQA para o voo Qantas 32, de Cingapura para Sidney, na Austrália.

Foto do A380 VH-OQA
Fonte: JetPhotos

A bordo estão 440 passageiros, 24 comissários, 3 comandantes e 2 co-pilotos.

Às 09:56 (hora local), o avião decola da pista 20C do aeroporto de Changi, em Cingapura.

Mas, menos de 5 minutos depois, o improvável acontece.

A tripulação ouve um estouro, seguido de outro ainda mais forte.

Imediatamente, o avião começa a vibrar…

A Master Warning e um monte de luzes de alerta acendem e tocam por todo lado…

E começam a surgir mensagens no computador de bordo (ECAM), uma atrás da outra:

ENG 2 TURBINE OVERHEAT
ENG 2 STALL
ENG 2 OIL TEMP HI
ENG 2 EGT OVER LIMIT
F/CTL SLAT SYS 1+2 FAULT
HYD G RSVR PRESS LO
HYD Y ENG 4 PMP A PRESS LO
HYD Y ENG 4 PMP B PRESS LO
L/G CTL 1 FAULT
AIR L OUTR WING LEAK
AIR L INR WING LEAK
AIR ENG 2 BLEED LEAK
F/CTL PART SPLRS FAULT
F/CTL ALTN LAW (PROT LOST)
L/G CTL 2 FAULT
BRAKES A-SKID FAULT ON WING LG
ELEC DRIVE 1 DISCONNECTED
F/CTL AILERON ACTUATOR FAULT
F/CTL AILERON ELEC ACTUATOR FAULT
HYD G RSVR LEVEL LO
ELEC C/B TRIPPED
ELEC DRIVE 2 DISCONNECTED
F/CTL L MID AILERON FAULT
ELEC AC BUS 2 FAULT
ENG 2 NORM MODE FAULT
A-ICE WING VLV OPEN
A-ICE ENG 1 VLV OPEN
A-ICE ENG 2 VLV OPEN
AIR L OUTR WING LEAK
AIR L INR WING LEAK
AIR ENG 2 BLEED LEAK
FUEL JETTISON VLV NOT CLOSED
ENG 1 NORM+ALTN MODE FAULT
ENG 2 NORM+ALTN MODE FAULT
ENG 4 NORM+ALTN MODE FAULT

35 alertas envolvendo os sistemas de controle de voo, hidráulico, trem de pouso, pneumático, freios, elétrico, anti-gelo, combustível…

…além de 3 dos 4 motores.

Quase duas horas depois, o comandante pousou novamente em Changi.

Todas as 469 pessoas a bordo sobreviveram, sem nenhum ferimento sequer.


O que um acidente tem a ver com provas e processos seletivos?

Em geral, pouca coisa.

Porém, no Qantas 32, a situação enfrentada pelos pilotos foi igual ao que a gente encontra durante os estudos.

Os 35 alertas soando na cabine eram como as matérias gritando na nossa cabeça.

Sequência de alertas iniciais no voo Qantas 32
Sequência de alertas iniciais no voo Qantas 32. Fonte: Relatório Final do acidente.

Todos exigindo atenção ao mesmo tempo, e você não pode ignorar nenhum.

Como você vai ver, lidar com essa sobrecarga de informações foi a tarefa mais difícil para a tripulação do Qantas 32…

E também é a maior dificuldade de qualquer prova teórica na aviação.

Pensa comigo: as questões nunca envolvem um raciocínio complexo que leva mais de 1 hora pra chegar na resposta.

Imagem de uma questão do ITA
Isso sim é uma questão complexa. Retirada do vestibular do ITA de 2020.

São perguntas diretas.

Ou você sabe, ou você não sabe.

E não é tão difícil de aprender.

O que é realmente difícil é ter todos os conteúdos de cabeça. Lidar com um volume imenso de informações sem esquecer nenhum detalhe.

E decorar não ajuda nada, porque a gente decora um conteúdo e esquece o outro.

No PP/PC ainda vai, porque são menos conteúdos.

Mas em um processo seletivo, com 13 matérias de ATPL

Ou na prova da ICAO, com milhares de palavras pra lembrar o significado, a pronúncia e onde encaixa na frase…

Os truques antigos não funcionam mais.

Foto de vários livros das bancas de PP, PC e PLA
Fora as apostilas, manuais, resumos, aplicativos…

Para garantir a aprovação, nós precisamos de uma nova estratégia.

Uma estratégia que nos ensine a navegar por uma tempestade de informações sem cair no meio do caminho.

É exatamente isso que nós vamos aprender com a tripulação do Qantas 32.

A estratégia que eles usaram para lidar com sobrecarga pode ser usada em qualquer contexto, inclusive durante a preparação para uma prova ou processo seletivo.

E, a partir do que eles fizeram, vamos estudar o raciocínio que estava por trás e aprender a aplicá-lo para estar sempre entre os primeiros colocados, com a máxima eficiência, o mínimo stress, e sem decorar nada.

Aí sim.

Foto do Qantas 32 após o pouso, com os bombeiros tentando apagar o motor 1
Foto do Qantas 32 após o pouso, com os bombeiros tentando apagar o motor 1. Fonte: news.com.au.

Está preparado?

Então vamos voltar para o Qantas 32.

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